Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da espectroscopia Raman na caracterização de polímeros biodegradáveis

Processo: 06/55687-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcia Laudelina Arruda Temperini
Beneficiário:Celly Mieko Shinohara Izumi
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/09497-8 - Espectroscopia, caracterização e modelagem de microambientes, AP.TEM

Resumo

A degradação de polímeros sintéticos após o seu uso é um grande problema ambiental o que torna importante desenvolver, caracterizar e aplicar polímeros biodegradáveis em substituição aos polímeros sintéticos convencionais. O poli[(R)-3-hidroxibutirato] (PHB) é uns dos polímeros biodegradáveis mais utilizados. Contudo, o PHB é um material rígido e quebradiço e apresenta problemas de processabilidade. Copolímeros, blendas e nanocompósitos de PHB vêm sendo investigados com a finalidade de obter novos materiais com melhores propriedades mecânicas e térmicas. Existe na literatura uma escassez de estudos espectroscópicos detalhados, principalmente vibracionais desses sistemas. Este trabalho de pós-doutorado pretende suprir essa lacuna, através do estudo espectroscópico sistemático desses materiais, utilizando a espectroscopia/microscopia Raman. Através desta técnica será possível mapear as amostras poliméricas determinando heterogeneidades, mudanças de conformações e cristalinidade com uma resolução espacial de cerca de 1 pm. Serão obtidos espectros em função da temperatura e do material em diferentes ambientes. Os resultados espectroscópicos serão correlacionados às propriedades térmicas, mecânicas e morfológicas desses materiais poliméricos. Serão investigados o PHB e suas blendas com o poli(ácido láctico), os copolímeros PHBV e PBHH e nanocompósitos do PHB com argilas organofílicas. Este estudo é de extrema importância para um melhor entendimento destes materiais visando à otimização de suas propriedades, com vistas à aplicação tecnológica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IZUMI‚ C.; TEMPERINI‚ M.L.A. FT-Raman investigation of biodegradable polymers: Poly (3-hydroxybutyrate) and poly (3-hydroxybutyrate-co-3-hydroxyvalerate). VIBRATIONAL SPECTROSCOPY, v. 54, n. 2, p. 127-132, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.