Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da utilizacao de gestos, por criancas autistas durante a narracao de historias.

Processo: 02/06631-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Jacy Perissinoto
Beneficiário:Marina Leite Puglisi
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Narrativa   Gestos   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestos | Linguagem | Narrativa

Resumo

Os gestos constituem uma forma de comunicação não-verbal que surge no início do desenvolvimento da linguagem e que acompanham o processo comunicativo por toda a vida do indivíduo. Eles podem surgir acompanhando, ilustrando, regulando ou substituindo a fala, além de também poderem manifestar estados afetivos. Em crianças autistas observa-se uma dificuldade no desenvolvimento de fala, além de dificuldades no estabelecimento de uma comunicação não-verbal, em virtude de um déficit na intenção comunicativa. Porém, apesar destas dificuldades, muitas crianças com Transtorno Autista desenvolvem habilidades comunicativas. Se no desenvolvimento normal da linguagem as intenções comunicativas surgem antes na expressão gestual do que na expressão verbal, talvez as crianças com esse Transtorno consigam utilizar-se dos gestos para suprir uma fala ausente ou ineficiente. Assim, o objetivo desse estudo é identificar o uso de gestos por crianças autistas verbais, durante o processo narrativo, e caracterizar os tipos de gestos e suas funções comunicativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)