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Inclusao escolar e deficiencia mental: uma contribuicao para a formacao de professores para a escola inclusiva.

Processo: 07/53290-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Inês Bacellar Monteiro
Beneficiário:Daniele de Paula Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Inclusão   Deficiência mental   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluno Especial | Constituicao Do Sujeito | Deficiencia Mental | Educacao Especial | Formacao De Professores | Inclusao

Resumo

Esta proposta visa dar continuidade ao estudo "Inclusão escolar e deficiência mental: a visão de professores e companheiros e o processo de constituição do sujeito" e faz parte do projeto temático "Linguagem e inclusão escolar" desenvolvido por docentes dos cursos de Pós-Graduação em Educação e Fonoaudiologia em parceria com a prefeitura de Piracicaba, financiado pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Educação Especial - PROESP. Tem por objetivo colaborar para a formação de professores para uma escola inclusiva a partir dos dados identificados nas entrevistas realizadas no estudo anterior em que professores e companheiros revelaram suas concepções e imagens sobre o sujeito deficiente mental o que nos trouxe uma série de indagações sobre a formação de professores para atuar nas situações práticas de forma reflexiva e competente, a fim de acolher a diferença e a diversidade no âmbito educacional. O estudo será realizado através de encontros com os professores, com discussões a partir de situações indicadas nas entrevistas pelos próprios professores, como problemáticas e que possam provocar reflexões sobre a prática educacional. Os encontros serão gravados e transcritos e os dados serão construídos a partir da organização por temas e por concepções de sujeito e de deficiência identificados. No final do período de um ano, serão avaliadas com os próprios professores, as contribuições das discussões para suas atuações e práticas educacionais diárias. (AU)

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