Busca avançada
Ano de início
Entree

Producao e otimizacao de xilanase por linhagens de penicillium, isoladas de solo da estacao ecologica de jureia-itatins,sp.

Processo: 03/05300-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Sâmia Maria Tauk Tornisielo
Beneficiário:Milene Carmes Vallejo
Instituição Sede: Centro de Estudos Ambientais (CEA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Solos   Fungos filamentosos   Penicillium   Enzimas   Endo-1,4-beta-xilanases
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enzimas | Fungos Filamentosos | Penicillium | Solo | Xilanases

Resumo

As enzimas xilanolfticas em associação com as celulases removem paredes das células vegetais, liberando seu conteúdo para produção de substâncias responsáveis pelo sabor ou aroma, polissacarídeos e proteínas de sementes e folhas, ou simplesmente produzindo protoplastos de plantas superiores, para uso em pesquisas genéticas. Ainda combinadas, essas enzimas podem ser usadas no melhoramento da extração a frio de óleo de sementes, produção de sucos de frutas e vegetais, clarificação de sucos de frutas e melhoramento da reidratação de vegetais secos, na indústria alimentícia. As xilanases podem também ser usadas na fabricação de café solúvel, chá e vinho. Pretende-se estudar o potencial das linhagens de Penicillium isoladas do solo da Estação Ecológica de Juréia-Itatins, SP, quanto à produção de xilanases. Os fungos, mais do que as bactérias, têm demonstrado serem bons produtores desses compostos. Linhagens de Penicillium vêm sendo mantidas em laboratório/ com técnicas usuais para este mesmo fim. Após o reativamento das culturas em estoque, em meio de malte, serão realizados cultivos das linhagens, controlando, se alguns fatores ambientais de crescimento, no intuito de se obter melhor produção da enzima, o que as vezes não obedece uma relação diretamente proporcional a quantidade de biomassa produzida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)