Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito protetor da proteina anexina-a1 durante a endotoxemia experimental induzida por lipopolissacarideos em camundongos.

Processo: 07/00577-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Amílcar Sabino Damazo
Beneficiário:Esther Emanuella da Cunha
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pulmão   Lipopolissacarídeos   Neutrófilos   Monócitos   Endotoxemia   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anexina-Ai | Endotoxemia | Lipopolissacarideo | Monocito | Neutrofilo | Pulmao | Inflamação

Resumo

A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS) é caracterizada por uma ativação generalizada do processo de defesa do organismo contra insultos inflamatórios específicos, que podem ser mimetizados experimentalmente pela administração de bactérias ou de componentes de sua parede celular, como o lipopolissacarídeo (LPS). Diversos estudos relacionados ao desenvolvimento de drogas bloqueadoras de mediadores pró-inflamatórios específicos não têm sido dem sucedidos, demonstrando que a fase pró-inflamatória é necessária para que haja a ativação dos mecanismos de proteção endógena do organismo. Um dos mediadores endógenos antiinflamatórios ativos é a anexina-A1 (AnxA1), responsável por diversas ações dos glicocorticóides, tais como: a inibição do edema, da migração dos leucócitos, da dor e febre. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo investigar a ação da proteína AnxA1 durante o processo inflamatório pulmonar induzido pela endotoxina LPS, utilizando o tratamento com o peptídeo da região N-terminal da AnxA1, Ac2-26, e o glicocorticóide dexametasona. Analisaremos a infiltração de leucócitos no pulmão e a imunorreatividade destas células para a proteína AnxA1 endógena, assim como os mecanismos relacionados à migração de leucócitos induzida pela endotoxemia. Estas investigações poderão auxiliar na compreensão dos mecanismos moleculares e celulares regulados pela AnxA1 que ainda não estão completamente esclarecidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CUNHA, ESTHER EMANUELLA; OLIANI, SONIA MARIA; DAMAZO, AMILCAR SABINO. Effect of annexin-A1 peptide treatment during lung inflammation induced by lipopolysaccharide. Pulmonary Pharmacology & Therapeutics, v. 25, n. 4, p. 303-311, . (07/00577-5, 05/56855-8)