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Efeito da reabilitacao vestibular sobre o comportamento auditivo de pessoas com disfuncao vestibular.

Processo: 05/60055-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Liliane Desgualdo Pereira
Beneficiário:Fernanda Naomi Hoota
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Inquéritos e questionários   Transtornos da audição   Audição   Tontura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audicao | Audiologia | Fonoaudiologia | Questionario | Tontura | Transtornos Da Audicao

Resumo

A Reabilitação Vestibular é um recurso terapêutico utilizado para eliminar a causa dos sintomas decorrentes do comprometimento agudo ou crônico do sistema auditivo e utiliza exercícios para reduzir a tontura, melhorar a estabilização do olhar e treinar os aspectos sensoriais e motores do controle postural (Herdman, 2002). Por meio da reabilitação, o fonoaudiólogo também visa promover a melhora das queixas auditivas simultâneas às disfunções vestibulares. Para verificar essa melhora será realizado um estudo progressivo com 10 pacientes, usando-se um questionário contendo será utilizado uma Lista de Checagem de Problemas Auditivos conforme propôs Fisher (1976). Este tem por objetivo quantificar informações a respeito da história auditiva e seus comportamentos: otites, perda auditiva, alterações de linguagem e da articulação, problemas de aprendizagem, alteração de atenção, dificuldade de compreensão e na associação das informações visuais e auditivas, dificuldade de compreensão dos sons da fala, distração com sons externos, memória e dificuldade de organização e sequencialização. O questionário será aplicado em dois momentos antes e após 8 sessões de Reabilitação Vestibular. Ao final será comparado os resultados da Lista, na qual se estudará a efetividade das sessões de Reabilitação Vestibular para a melhora do processamento das informações auditivas. (AU)

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