Busca avançada
Ano de início
Entree

Centralidade intraurbana e centralidade interurbana: uma análise a partir da lógica de localização da rede de hipermercados varejistas Carrefour, nas cidades de Presidente Prudente - SP e Guarulhos

Processo: 05/60369-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 11 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Arthur Magon Whitacker
Beneficiário:João Paulo Gomes Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Centralidade   Áreas centrais   Mercados   Varejo   Presidente Prudente (SP)   Guarulhos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Centralidade | Densidade Informacional | Hipermercado | Intraurbano E Interurbano | Logicas De Localizacao | Redes

Resumo

Tendo em vista a necessidade de compreender o processo de (re)estruturação urbana provocada pela lógica de localização das grandes corporações transnacionais em territórios, propõe-se o desenvolvimento desta pesquisa. Este processo, que se dá de forma cada vez mais acelerada, dada às inovações técnicas e tecnológicas, sobretudo das comunicações e dos transportes, será analisado a partir da lógica de localização da rede de hipermercados varejistas Carrefour. A partir daí, poder-se-á discutir a centralidade exercida por essas lojas tanto dentro do município (intraurbana), quanto na inter-relação com diferentes núcleos urbanos (interurbana), neste caso, culminando na formação de redes de cidades a partir de um ponto específico. Para o estudo de caso serão pesquisadas duas lojas da rede Carrefour, Uma que se instalou numa cidade média localizada no Oeste do Estado de São Paulo, Presidente Prudente, e outra, que se instalou numa cidade grande localizada na Região Metropolitana de São Paulo, que é a cidade de Guarulhos. Assim, serão evidenciadas as diferenças dos sistemas urbanos, do estabelecimento de fluxos de todos os tipos por parte dessas lojas e se pesquisará como o comércio e a população local de cada uma das cidades reagiram a esta nova centralidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)