Busca avançada
Ano de início
Entree

Características demograficas, clínicas e da evolução dos pacientes de acordo com a resposta do eletrocardiograma de esforço associado a cintilografia de perfusão miocárdica.

Processo: 10/07583-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Alfredo José Mansur
Beneficiário:Dafne Braga Diamante Leiderman
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cardiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cintilografica de perfusão miocárdica | eltrocardiograma de esforço | Cardiologia

Resumo

O eletrocardiograma de esforço associado à cintilografia de perfusão miocárdica é um método empregado na avaliação de pacientes submetidos à avaliação cardiológica. Os resultados podem ser categorizados do seguinte modo: eletrocardiograma de esforço e cintilografia normais, eletrocardiograma de esforço alterado e cintilografia normal, eletrocardiograma de esforço normal e cintilografia alterada, eletrocardiograma de esforço e cintilografia alterados. O conhecimento das características clínicas e da evolução de pacientes nessas categorias é de interesse para a orientação clínica. Há poucos estudos dessa natureza em casuísticas brasileiras. Planejamos o presente estudo com os objetivos de analisar as características demográficas, clínicas e da evolução dos pacientes de acordo com a resposta ao eletrocardiograma de esforço associado à cintilografia de perfusão miocárdica. Será estudada uma amostra aleatória de 955 (25%) dos 3819 pacientes submetidos à eletrocardiograma de esforço associado à cintilografia de perfusão miocárdica no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2005. Serão estudadas demográficas, clínicas, laboratoriais, variáveis do eletrocardiograma de esforço, da cintilografia de perfusão miocárdica, e a evolução dos pacientes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)