Busca avançada
Ano de início
Entree

Variantes funcionais do gene da interleucina-6, niveis plasmaticos de interleucina-6 e taxa linfocitaria no prognostico de pacientes com insuficiencia cardiaca.

Processo: 03/00160-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alfredo José Mansur
Beneficiário:Elcio Tadashi Nakano
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Insuficiência cardíaca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Insuficiencia Cardiaca | Taxa Linfocitaria

Resumo

Admite-se que o sistema renina angiotensina, o sistema simpático, o eixo hipotálamo hipófise adrenal, e a liberação de substâncias como angiotensinogênio II, noradrenalina, peptídeos, cortisol e citocinas atuem na fisiopatogenia da insuficiência cardíaca. O efeito dessas substâncias repercute na taxa linfocitária e nos níveis circulantes de interleucina-6, o qual por sua vez sofre influência das características polimórficas do gene da interleucina-6 que são variáveis na população, e particularmente, pouco conhecidas na população brasileira. O presente estudo tem a finalidade de correlacionar as variantes funcionais do polimorfismo do gene da interleucina-6, particularmente o polimorfismo -174 G/C, às taxas plasmáticas de interleucina-6 e de linfócitos em relação a evolução e prognóstico de pacientes com insuficiência cardíaca sintomática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)