Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de resistencia ao desgaste por deslizamento da liga al-si 380 conformada por spray, com e sem co-injecao de particulas contendo fases intermetalicas alfesi.

Processo: 04/01084-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Claudemiro Bolfarini
Beneficiário:Thiago Alves
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Conformação por spray   Compostos intermetálicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conformacao Por Spray | Desgaste Por Deslizamento | Intermetalicos | Ligas Al Si

Resumo

Este trabalho tem por objetivo avaliar a resistência ao desgaste por deslizamento da liga 380 (liga de Al-Si hipoeutética) conformadas por spray, sendo que as medidas de desgaste serão comparadas com valores da mesma liga reforçada com a co-injeção de partículas contendo intermetálicos de alumínio (partículas de reforço) e também com os resultados de ligas Al-Si hipereutéticas, existentes na literatura. A co-injeção de partículas contendo intermetálicos de AlFeSi durante a atomização desta liga visa fomentar o crescimento de fases intermetálicas durante o processo de formação do depósito e com isso aumentar a resistência ao desgaste destas ligas hipoeutéticas, se possível, ao nível das ligas hipereutéticas. Este estudo é uma derivação dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos em um projeto Temático apoiado pela FAPESP, que inclui a avaliação das propriedades mecânicas das ligas AlSi hipoeutéticas conformadas por spray. Se os resultados forem positivos disponibilizar-se-á uma alternativa para a liga hipereutética Al-~25%Si-X%-Y% fabricada pela empresa PEAK da Alemanha com composição patenteada pela empresa Daimler Crysler, que a utiliza com exclusividade na fabricação de camisas de blocos de motores em ligas de alumínio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)