Busca avançada
Ano de início
Entree

Crise institucional e autoridade em educacao: um investigacao de suas implicacoes na identidade docente.

Processo: 07/54619-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Sergio Fonseca de Carvalho
Beneficiário:Iris Regina Fernandes Moser
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Desinstitucionalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoridade Docente | Desinstitucionalizacao | Escola | Identidade Docente

Resumo

Trata-se de investigar as relações existentes entre o declínio da instituição e a perda da autoridade em educação, bem como as suas conseqüências na formação da identidade docente na contemporaneidade: Por meio da análise de alguns capítulos da obra de François Dubet, Le Déclin de I'Institution, serão vislumbradas as experiências de professores e demais profissionais da área de educação face a um cenário de "crise" latente. Paralelamente, o arcabouço teórico e conceitual será explorado via leitura e estudo de artigos dos filósofos Claude Lefort e Hannah Arendt, bem como outras obras destinadas à compreensão da autoridade docente e institucional no campo da educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)