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Contra o teatro: estudo do questionamento da representação na instalação Chácara Paraíso - Mostra de Arte Polícia

Processo: 07/08215-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Ramos
Beneficiário:Daniel de Azevedo Cordova
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Artes plásticas   Instalação (artes plásticas)   Representação (artes)   Polícia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chácara Paraíso | Cia | elogio e | Marcel Duchamp | ou objeção à mimesis | ready-mades | Rimini Protokoll | Ueinzz | Teoria do Teatro

Resumo

O processo de criação de "Chácara Paraíso - Mostra de Arte Polícia" - apresentada em 2007 dentro da "Copa da Cultura Brasil+Alemanha" do MinC - envolveu entrevistas com pessoas ligadas ao universo policial e uma investigação realizada no maior centro de formação de soldados da América Latina, situado na Chácara Paraíso, no bairro paulistano de Pirituba. Seus criadores se depararam no local com um emaranhado de teatralidades, da favela cenográfica aos hinos e coreografias do pelotão; e os depoimentos recolhidos nas entrevistas foram apresentados ao público pelos próprios entrevistados. Ao transportar pessoas reais para o evento teatral, a obra nos remete aos ready-mades de Marcel Duchamp, que inaugurou uma nova perspectiva nas artes plásticas no início do século XX ao deslocar objetos cotidianos de sua destinação primeira para o ambiente artístico, conferindo-lhes, assim, inesperada vocação expressiva. Utilizando-se da noção dos ready-mades duchampianos, "Chácara Paraíso" instaura um questionamento sobre as teatralidades inerentes às práticas policiais e eficácia da representação teatral que tem raízes na objeção platônica à mimesis, valendo-se, paradoxalmente, de dispositivos representacionais para sua formalização. Com base numa grade teórica que parte da perspectiva clássica acerca da oposição entre mimesis e poiesis e sua correspondente contemporânea, passando pelos ready-mades duchampianos, pretendemos estudar essa obra no âmbito da colocação da vida no palco e sua relação com o questionamento da representação, comparando-a com a Cia. Ueinzz - dirigida por Sergio Penna e Renato Cohen e composta por usuários de serviços de saúde mental - grupo teatral brasileiro contemporâneo cuja prática se situa em similar território conceitual.

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