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O processo de designação no discurso da moda, em língua materna e língua inglesa: a relação do conceito de identidade com as concepções de beleza, moda e de estilo

Processo: 04/15325-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Deusa Maria de Souza Pinheiro Passos
Beneficiário:Marcela Marques Fortini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia   Identidade (psicologia)   Representações sociais   Mulheres   Semântica   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Designacoes | Discurso Da Midia | Discurso Da Moda | Identidade | Ideologia | Representacoes

Resumo

O presente projeto está norteado pelos preceitos teóricos da Análise de Discurso, de linha francesa, e da Semântica Histórica da Enunciação. Pretendemos verificar de que forma se dão os processos de designação de termos tais como beleza, moda e estilo, que permeiam o imaginário feminino do início do século XXI, tanto no Brasil como em países de língua inglesa. Ao refletirmos sobre o processo de designação, pretendemos examinar o trabalho de linguagem nos domínios da mídia, especialmente com relação a questões muito complexas tais como os conceitos de identidade e diferença. Este estudo terá como base conceitos da psicanálise além de trabalhos de investigação já realizados acerca da noção de identidade, tais como os de Stuart Hall (2000). Este projeto de pesquisa busca aprofundar a reflexão acerca de sentidos (linguagem) vistos pelo senso comum como absolutos, fixos e naturais - a partir do apagamento de seus processos e de suas relações com a exterioridade. Do mesmo modo, visa-se investigar de que maneira os sistemas de representação mais atuantes - como a mídia, por exemplo - dão sustentação a essa ilusão de fixidez de sentidos e de identidades. (AU)

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