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Nova política de transporte rodoviário na transposição da fronteira do Brasil e seu impacto na performance de conjuntos de cavalos mecânicos

Processo: 00/09350-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2001
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Rui Carlos Botter
Beneficiário:Nayra Tais Savordelli
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de dados   Transporte rodoviário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Dados | Procedimentos | Simulacao

Resumo

Este projeto de pesquisa tem o intuito de desenvolver a análise de uma nova política de transporte rodoviário na transposição da fronteira do Brasil, onde os conjuntos de cavalos mecânicos e carretas passam por inspeção alfandegária, o que leva à ociosidade do equipamento quando no aguardo em fila de espera, inspeção e liberação. Desenvolvendo o correto tratamento de dados e um modelo computacional por meio de uma ferramenta de simulação, será possível estudar alternativas operacionais diferentes da realidade atual, permitindo optar por aquela que ofereça resultados otimizados quanto ao tamanho da frota utilizada, o tempo médio de viagens e os custos de todo o procedimento. O estudo será realizado com base no caso específico do transporte rodoviário entre brasil e argentina, que representa o maior fluxo de mercadorias. Os resultados obtidos serão aplicáveis a qualquer outro sistema de transporte rodoviário com transposição da fronteira. (AU)

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