Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de fenomenos oxidativos na patogenese da retinopatia diabetica: possivel papel da hipertensao na exacerbacao da retinopatia diabetica.

Processo: 05/60786-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Jacqueline Mendonça Lopes de Faria
Beneficiário:Natassia Martins
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Estresse oxidativo   Hipertensão   Retinopatia diabética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes | Estresse Oxidativo | Hipertensao Arterial | Retinopatia Diabetica

Resumo

Há diversos estudos de diabetes que mostram a importância da produção das espécies reativas do oxigênio (ROS) na patogênese da retinopatia diabética (RD). O objetivo desse projeto é caracterizar os efeitos decorrentes da produção da ROS nas fases iniciais da RD, em modelos que combinam hipertensão arterial (HA) geneticamente determinada e diabetes mellitus experimental. Animais e Métodos. São utilizados ratos machos espontaneamente hipertensos (SHR) e seus controles normotensos Wystar Kyoto (WKY) com 4 semanas de idade. A indução do diabetes mellitus (DM) será através de injeção de estreptozotocina (Sigma, St Louis, MO, USA), na dose de 50 mg/Kg, na veia caudal e incluídos no estudo animais com glicemia acima de 270 mg/dl. Os experimentos são realizados nos animais controles e diabéticos com 20 dias de duração do DM. Serão verificadas semanalmente pressão arterial e glicemia. Nos grupos de estudo, serão quantificadas as expressões do 8-OHdG através de ensaios de imunohistoquímica, avaliada a expressão e a ativação do fator nuclear NF-kB sub unidade p65 e verificada a expressão de nitrotirosina, biomarcador de peroxinitrito através de ensaios de Western blot, e quantificado os níveis de glutationa reduzida, um dos maiores sistemas defensivos da retina, medida pelo espectrofotômetro no tecido retiniano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)