Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito das temperaturas de ciclagem termica na infiltracao marginal de restauracoes em composito, submetido a diferentes fotoativacoes.

Processo: 02/03027-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Simonides Consani
Beneficiário:Rodrigo Sueitt Braga Leite
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cisalhamento   Dentina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclagem Termica | Cisalhamento | Dentina | Sistemas De Uniao

Resumo

A proposta deste estudo será verificar o efeito da variação de temperatura sobre os níveis de infiltração marginal de restaurações classe V em compósito com margem em esmalte. Quarenta incisivos bovinos serão selecionados, nos quais cavidades classe V circulares (4mm diâmetro X 2mm profundidade) serão preparadas na face vestibular com a margem em esmalte. As cavidades serão restauradas com o compósito Z250 (3M) em conjunto com o sistema de união Scotchbond Multi-Uso (3M). As 40 restaurações serão divididas em 4 grupos, de acordo com o tratamento térmico recebido, ou seja: Grupo 1 - Sem ciclagem térmica (controle); Grupo 2 - Ciclagem térmica: banhos d'água de 30 segundos com temperatura entre 5ºC e 55ºC, intercalados por banho intermediários de 37ºC; Grupo 3 - Ciclagem térmica (fria): banhos d'água entre 5ºC e 37ºC; Grupo 4 - Ciclagem térmica (quente): banhos d'água entre 37ºC e 55ºC. Os dentes serão então preparados para o teste de microinfiltração e imersos por 2h. em solução tamponada de azul de metileno a 2%. Após, serão cortados no sentido longitudinal, passando pelo centro da restauração numa cortadeira com disco diamantado. As amostras serão então avaliadas em lupa esterioscópica com aumento de 40x, segundo os escores preconizados pela ISO (TR11405). Os dados obtidos serão analisados através do teste de Kruskall-Wallis (5%). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)