Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do gengibre(zingiber officinale roscoe) sobre danos do dna e desenvolvimento de lesoes uroteliais induzidos pela n-butil-n-(4 hidroxibutil) nitrosamina em camundongos swiss.

Processo: 04/08035-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Luís Fernando Barbisan
Beneficiário:Lucas Tadeu Bidinotto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Transformação celular neoplásica   Quimioprevenção   Zingiber officinale
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camundongos Swiss | Carcinogenese | Mutagenese | Quimioprevencao | Zingiber Officinale

Resumo

O presente projeto tem como objetivo determinar a atividade quimioprotetora do gengibre (Zingiber officinale Rosc.), administrado via oral sobre danos da DNA e desenvolvimento de lesões uroteliais induzidas pela N-butil-N-(4-hidroxibutil) nitrosamina (BBN) na mucosa da bexiga de camundongos Swiss machos. Os animais serão divididos em 6 grupos experimentais. Os animais dos Grupos 1 a 3 receberão BBN (0,05%) na água de beber durante as 26 semanas de experimento. Os animais dos Grupos 2, 3 e 4 receberão, durante o experimento, ração acrescida de gengibre a 1% (grupo 2) e 2% (grupos 3 e 4). Os animais do grupo 6 receberão doses únicas de N-etil-nitrosureia (50mg/kg, i.p.) na 3, 10, 18, 25 semanas. O sacrifício ocorrerá 26 semanas após o início do mesmo. Durante o período experimental, em seu início, e ao final de 3, 10, 18 e 25 semanas, serão coletadas amostras de sangue da cauda dos animais para teste de micronúcleo em reticulócitos e cometa. Após o sacrifício, a bexiga dos animais será inflada com fixador e removida. Posteriormente, estas serão divididas ao meio, pesadas e processadas para obtenção de cortes histológicos (histopatologia). Os níveis de danos no DNA de células sanguíneas, a incidência e tipos de lesões uroteliais da bexiga, bem como, os níveis de proliferação celular (núcleos PCNA positivos), apoptose, expressão da proteína p53 e enzima ciclooxigenase 2 serão analisados na mucosa normal, hiperplasias, papilomas e carcinomas de bexiga urinária dos animais dos diferentes grupos experimentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)