Busca avançada
Ano de início
Entree

A biblioteca como cenário: a teatralidade da memória na coleção Sérgio Buarque de Holanda na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Processo: 07/05314-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Eduardo Ismael Murguia Maranon
Beneficiário:Patrícia Helena Gomes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Memória cultural   Bibliotecas particulares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bibliotecas pessoais | Lugares da memória | Memória | Sérgio Buarque de Holanda | Teatro da Memória | História, memória e patrimônio em Unidades de Informação.

Resumo

Os lugares da memória são espaços de alocação da memória, os quais permitem uma identificação do indivíduo e do grupo com os mesmos, de modo a contribuírem para a formação da identidade individual e social. Nesse sentido, a biblioteca como um lugar da memória tem como função principal preservá-la, organizando as informações contidas em seu espaço físico para que a sociedade possa usufruí-las plenamente, onde a cultura e os saberes sejam acumulados e reapropriados para a construção do conhecimento. Uma outra ênfase atribuída à biblioteca consiste em considerá-la como um lugar que permite evocar e celebrar a memória, a vida de pessoas vinculadas diretamente a esses espaços, sendo possível determinar as características de sua vida, formação, atividade profissional e áreas de interesse pessoal (espaços denominados como Teatro da Memória). A partir desses pressupostos, pretende-se investigar a importância da biblioteca como um lugar onde a memória se configura, de modo a tornar-se um espaço de evocação da memória de seu formador, através dos objetos (livros) que constituem principalmente a biblioteca. Tendo a biblioteca como narrativa do autor e lugar de sua celebração, busca-se um entendimento e análise da maneira como essas características são efetivadas / operacionalizadas de um pensador nacional: Sérgio Buarque de Holanda. Para tanto, propõe-se a realização de pesquisa exploratória, com índole teórica e empírica, complementada com a análise e interpretação dos dados coletados, através de entrevistas a familiares e pessoas envolvidas no processo de aquisição do acervo e visitas à Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), para que se possa iniciar uma reflexão sobre a biblioteca enquanto lugar da memória, especificamente da figura de Sérgio Buarque de Holanda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)