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Mediacao e constituicao do sujeito, no primeiro ano de vida em creche: um estudo de caso sobre o bebe mordedor

Processo: 09/51591-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Katia de Souza Amorim
Beneficiário:Rosaria Fernanda Magrin Saullo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Relatos de casos   Mediação   Significação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudo De Caso | Mediacao | Mordedor | Primeiro Ano De Vida | Significacao

Resumo

Desde a inserção de um bebê em uma creche, ocorrem processos de adaptação, durante os quais, através da convivência com múltiplos outros, as atitudes do bebê vão sendo (re)significadas, de acordo com uma série de preceitos daquele determinado grupo cultural. Nessas relações e articulação, dá-se a contínua (re)constituição da subjetividade da criança. Optamos por realizar um estudo de caso para verificar como ocorre esta mediação, significação e constituição do bebê. A creche foi escolhida como contexto base de investigação. E, de modo a ter um caso em que 0$, aspectos da mediação fossem mais destacados, optamos por realizar o estudo através de uma criança mordedora. O estudo terá como base a perspectiva da Rede de Significações. O material empírico será obtido do Banco de Imagens do Projeto Integrado Processos de Adaptação de bebês à creche, que acompanhou o ingresso e freqüência de 21 bebês a uma creche universitária. O corpus do estudo será construído a partir da seleção de todas as cenas de vídeo em que o bebê aparece, sendo editadas cronologicamente. O conjunto do material será analisado microgeneticamente. O estudo poderá contribuir para o conhecimento do desenvolvimento e constituição da subjetividade nos primeiros anos de vida, além de tratar de aspecto polêmico em educação coletiva (criança mordedora). (AU)

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