Busca avançada
Ano de início
Entree

Vídeos cômicos do YouTube: lugares da rede

Processo: 07/58326-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Pesquisador responsável:Ane Shyrlei Araújo
Beneficiário:Tamires Cardoso dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Comunicação e Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Paródia   Comédia   YouTube   Vídeo   Produção de vídeo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comedia | Montagem | New Media | Parodia | Tecnica | You Tube

Resumo

O projeto se orienta para uma investigação em área de recente e de rápida produção, que se caracteriza por uma grande experimentação, estando em fase de exploração de rumos, expansões, interações, etc. O You Tube como "new mídia" é uma mixagem paródica de diversas mídias, dos gêneros pré-estabelecidos, dos autores consagrados e da visibilidade midiática, uma espécie de carnavalização da mídia, em geral. Os usuários da rede espontaneamente constroem espaços, cuja garantia do sucesso é sustentar a conexão. Mídia de transmissores, não os neuros, mas, os vídeos transmissores. Estudos de edição, montagem, enquadramentos de um curta colaboram para que se esclareçam a construção do cômico e a natureza da sequência-narrativa. O You Tube criou uma nova maneira de se fazer vídeo, os "vídeos para You Tube". Uma cultura em construção, através do incentivo à produção amadora e independente de vídeo foi inocentemente criada por esse site. Todos podem ser artistas e ter seu espaço e como tal querem mostrar seus trabalhos em algum lugar; e o You Tube é o lugar. O You Tube, traz à tona uma dimensão paródica do anonimato e da visibilidade, entretenimento e conhecimento, um diálogo audiovisual em tempo rápido e com o tempero do humor. Agilidade nunca vista sobre as mídias precedentes num deslocamento de percepções habituais e congeladas entre produtor/receptor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)