Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinalizações de alarme no sistema predador-presa em pintado (Pseudoplatystoma coruscans): estudos comportamentais, neurofisiológicos e neuroanatômicos

Processo: 02/01333-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Anette Hoffmann.
Beneficiário:Percilia Cardoso Giaquinto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Predação   Alarme   Peixes

Resumo

Neste projeto será investigado como a informação de duas categorias de sinalização de alarme (sinais de distúrbio e sinais de alarme liberado por injúria) influenciam na tomada de decisão de pintado (Pseudoplatystoma coruscans) em jejum, frente ao dilema de alimentar-se ou fugir. Assim, será investigada a tomada de decisão de peixes em jejum quando confrontados com estímulos alarmantes (extrato de pele de coespecífico e água condicionada por coespecífico em situação de estresse) e alimento. O efeito de tais substâncias na reação de alarme, no comportamento de fuga e no comportamento alimentar será investigado em animais com tratos olfativos íntegros ou submetidos a secção completa ou parcial dos tratos olfativos medial e lateral. Também serão realizados estudos neuroanatômicos e neurofisiológicos para se investigar se essas informações químicas são detectas pelo sistema olfativo e como são conduzidas para o campos olfativos terminais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIAQUINTO, PERCILIA C.; HOFFMANN, ANETTE. The scent of stress: Pintado catfish differentially respond to chemical cues from stressed conspecifics. BEHAVIOUR, v. 149, n. 9, SI, p. 941-951, 2012. Citações Web of Science: 6.
GIAQUINTO, PERCILIA C.; HARA, TOSHIAKI J. Discrimination of bile acids by the rainbow trout olfactory system: Evidence as potential pheromone. Biological Research, v. 41, n. 1, p. 33-42, 2008. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.