Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao da termometria ao infravermelho na identificacao de deficit hidrico e incidencia de leprose em plantas citricas.

Processo: 06/52590-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Carlos Amadeu Leite de Oliveira
Beneficiário:Daniel Júnior de Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse hídrico   Brevipalpus phoenicis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioecologia | Brevipalpus Phoenicis | Estresse Hidrico

Resumo

Com este projeto, propõe-se avaliar a influência da temperatura foliar na infestação de Brevipalpus phoenicis e incidência da doença leprose, em plantas de citros submetidas a diferentes condições hídricas. O experimento será conduzido conjuntamente' com ensaios que estão sendo realizados em casa de vegetação que estudam a influência da disponibilidade hídrica para plantas de citros, sobre o desenvolvimento populacional do ácaro B. phoenicis, incidência e severidade da doença leprose. As plantas de citros serão da variedade Pêra, enxertadas sobre limão-cravo, com aproximadamente um ano de idade. O delineamento experimental será em blocos casualizados, esquema fatorial constituído pelos fatores capacidade de campo dos vasos (A) com quatro níveis: (1) 25; (2) 40; (3) 55 e (4) 70% da capacidade de campo dos vasos, fator infestação (B) com três níveis (1) infestação com ácaros contaminados com o vírus "Citrus Leprosis vírus" (2) infestação com ácaros não contaminados com vírus "Citrus Leprosis vírus" (3) sem ácaro. A combinação dos fatores com os respectivos níveis (4x3), resultarão em 12 tratamentos que serão repetidos 8 vezes, totalizando 96 vasos. Os valores obtidos (incidência da leprose e número de ácaros) serão correlacionados com a temperatura foliar e analisados pelos testes F e de Tukey a 5% de probabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)