Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos processos de interação de dois alunos com deficiência múltipla após a implementação do tabuleiro de comunicação

Processo: 01/14616-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Débora Deliberato
Beneficiário:Marcia Albuquerque Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência mental   Educação especial   Integração social   Família   Linguagem   Comunicação alternativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao Alternativa | Deficiencia Mental | Educacao Especial | Familia | Integracao | Linguagem

Resumo

Grande parte dos alunos da Educação Especial apresenta dificuldades na comunicação oral. Nesse sentido, pesquisadores estão preocupados em buscar e analisar outros recursos que possam ser alternativos e/ou suplementares à fala. Vários estudos têm demonstrado a importância do processo de avaliação dos aspectos globais do desenvolvimento do aluno e os aspectos específicos da comunicação antes e depois da implementação dos recursos alternativos. Logo, o objetivo geral desta pesquisa será analisar as situações interacionais de alunos com deficiência mental (um aluno com deficiência mental e o outro com deficiência mental e auditiva) após a implementação de recursos de comunicação alternativa e/ou suplementar. Para isso serão realizados: 1. registros quinzenais das observações em sala de aula, por meio de um protocolo de observação; 2. realização de diário de informações sobre os aspectos comunicativos dos alunos em situações familiares; 3. Encontros quinzenais com as famílias para discussão do diário; 4. registros por meio de filmagens das atividades realizadas pelos alunos durante os atendimentos fonoaudiológicos. Os encontros realizados com a família serão gravados para posterior análise. As fitas gravadas serão transcritas para serem analisadas em conjunto cornos registros de sala de aula, com as informações do diário e com as transcrições das filmagens realizadas durante os atendimentos fonoaudiológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)