Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do b-sitosterol sobre os lipides e lipoproteinas plasmaticas em individuos portatores de hipercolesterolemia moderada.

Processo: 00/09815-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Ana Maria Pita Lottenberg
Beneficiário:Vivian Buonacorso
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Colesterol   LDL-Colesterol   Hipercolesterolemia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apo-E | Beta Sitosterol | Colesterol | Fitoesterol | Hipercolesterolemia | Ldl-Colesterol

Resumo

Os fitoesteróis são substâncias análogas ao colesterol e desempenham as mesmas funções estruturais nas membranas celulares. Não são metabolizados pelo organismo e sua principal função fisiológica no homem é a de reduzir a absorção do colesterol alimentar, diminuindo a capacidade da micela em transportar colesterol. A resposta da colesterolemia depende de vários fatores, entre eles o fenótipo de apo-E. O fenótipo E2 eleva a trigliceridemia e reduz o colestrol, enquanto E4 reduz os triglicérides e eleva a colesterolemia. O objetivo deste estudo será investigar o efeito do beta-sitosterol, em função do fenótipo de apoE, sobre os lípides plasmáticos (colesterol e triglicérides), HDL e apo B em pacientes hipercolesterolêmicos moderados. Serão estudados 60 pacientes de ambos os sexos, com colesterolemia entre 240mg/dL e 300mg/dL e normotrigliceridêmicos (abaixo de 250 mg/dL). Será um estudo duplo-cego com duração de 4 semanas em cada período experimental, portanto 8 semanas ao todo. Os pacientes receberão margarina acondicionada em potes contendo margarina ou margarina enriquecida com beta-sitosterol (3g/dia). As medidas no plasma com pelo menos 12 horas de jejum serão realizadas no 21º. e no 28º. dia de cada período de estudo é consistem de lípides e frações de colesterol nas LP pela separação de Friedwald e medida do genótipo de apoE. Os resultados obtidos serão analisados segundo testes estatísticos adequados, com significância de p < 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)