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A aquisição de constituintes-QU in situ em português brasileiro

Processo: 09/01027-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Elaine Bicudo Grolla
Beneficiário:Bruno Loureiro Prado Alvarez
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição da Linguagem | Aquisição da Linguagem

Resumo

Este projeto propõe um estudo acerca da aquisição de constituintes-QU in situ em português brasileiro (doravante PB), considerando-se as diversas pesquisas realizadas na área, como a de Grolla (2000, 2008), Lessa de Oliveira (2003) e Sikansi (1999). Procurar-se-á, para isso, analisar os fenômenos ocorridos com tais estruturas a fim de compreender, primeiramente, se seria realmente possível, em PB, falar de estruturas-QU in situ; depois, verificar se o movimento que envolve os elementos-QU é mesmo opcional; e, a seguir, examinar a hipótese de que, para ocorrer QU in situ, seria necessário um Common Ground, isto é, uma informação discursiva e/ou extralingüística compartilhada por locutor e interlocutor, em oposição a um contexto "neutro", em que ela não existiria. Observando-se os estudos de Lessa de Oliveira (2003), os quais apontam divergências entre o PB da Bahia e o de São Paulo, abordar-se-á, paralelamente, a questão da economia lingüística, assumindo-se que o movimento de elementos interrogativos (elementos-QU) seria um recurso menos econômico do que deixá-los in situ. Sendo assim, tem-se um ponto de vista abrangente para abordar o tema, já que, em fase de aquisição, falantes baianos de PB têm, de fato, preferência por construções com QU in situ, mas os paulistas preferem, ao contrário, o deslocamento dos elementos-QU.Ademais, para efeito de comparação, serão estudados dados de outras línguas, como o inglês e o francês, em que a discussão sobre o movimento de constituintes-QU é fecunda, fornecendo novas bases para a pesquisa em PB.

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