Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensibilizacao classica a morfina: efeitos no comportamento maternal e na expressao do gene oprm1 do receptor opioide m.

Processo: 04/05557-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Luciano Freitas Felicio
Beneficiário:Aline Tomomi Tomita
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etologia   POMC   Comportamento animal   Analgésicos opioides
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Animal | Damgo | Etologia | Opioides | Pag | Pomc

Resumo

O comportamento maternal é dependente de fatores ambientais, psicológicos e biológicos. Para a expressão deste comportamento é necessária a inibição de outros como os de forrageamento e predação. Tal inibição é mediada por opióides, e estudos anteriores demonstram que a ativação opioidérgica da substância cinzenta periarquedutal (PAG) lateral determina a inibição do comportamento maternal em ratas lactantes, porém esta inibição está relacionada com a sensibilização da rata ao opióide. Desta forma, a sensibilização induzida pelo tratamento das ratas no período final da gestação resulta em uma inibição do comportamento maternal. Porém a sensibilização clássica, induzida pelo tratamento no período pré-acasalamento não resultou em inibição deste comportamento, mas foi verificado um aumento na atividade locomotora dos animais. Esta diferença possivelmente decorre da modulação da sensibilidade opioidérgica pelo estado reprodutivo. Assim, este projeto tem como objetivo investigar se as modulações farmacológicas no sistema opioidérgico na PAG conseqüentes do tratamento com morfina durante o período pré-acasalamento e desafio com agonista seletivo para o receptor opióide tipo m na lactação, resultarão em alterações na atividade geral e no comportamento maternal. Além disso, será investigada a expressão do gene Oprm1 do receptor opióide m na PAG desses animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEODOROV, ELIZABETH; TOMITA, ALINE T.; BANON, GABRIELA P. R.; GIL, LARA G.; BERNARDI, MARIA M.; FELICIO, LUCIANO F.. Behavioral effects of acute stimulation of kappa-opioid receptors during lactation. Pharmacology Biochemistry and Behavior, v. 90, n. 4, p. 534-539, . (04/05557-4)