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Analise do impacto da idade e escolaridade materna no desenvolvimento psiquico da crianca.

Processo: 05/54771-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi
Beneficiário:Gabriella Paiva Bento
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09687-7 - Leitura da constituição e da psicopatologia do laço social por meio de indicadores clínicos: uma abordagem multidisciplinar atravessada pela psicanálise, AP.TEM
Assunto(s):Pediatria   Subjetividade   Idade materna   Desenvolvimento infantil   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Infantil | Escolaridade Materna | Fatores De Risco | Idade Materna | Pediatria | Subjetividade

Resumo

Na maioria das escalas de avaliação do desenvolvimento infantil as variáveis articuladas com a constituição da subjetividade aparecem pouco, são excluídas ou negligenciadas. Dessa forma não existe um instrumento que seja de fácil aplicação e que possa verificar como essa estrutura psíquica está se constituindo. Por isso foi criada uma escala de indicadores de desenvolvimento por faixa etária que será utilizada neste estudo (IRDIs). O objetivo deste trabalho é verificar se a idade e escolaridade materna interferem na evolução do desenvolvimento psíquico infantil e analisar os indicadores relacionados ao desenvolvimento psíquico nas mães com idade inferior a 19 anos, entre 20 e 30 anos e superior a 30 anos e com escolaridade inferior a 4 anos, entre 4 e 8 anos e superior a 8 anos. E por fim comparar os grupos estudados. A amostra foi composta por 683 crianças nas faixas etárias de 0 a 4 meses incompletos; 4 a 8 meses incompletos; 8 a 12 meses incompletos; 12 a 18 meses, atendidas no período de 2003 a 2004, nas clínicas pediátricas de serviços públicos de saúde distribuídos em nove capitais brasileiras. Os dados: IRDIs, variáveis clínicas da mãe e da criança e as variáveis demográficas e de seguimento, foram obtidos por pediatras previamente treinados. A análise dos dados será feita para cada indicador de forma independente, e agregada, e estudaremos a prevalência dos indicadores de desenvolvimento psíquico por faixa etária e sua associação com a idade e escolaridade materna. (AU)

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