Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento das áreas de preservação permanente das nascentes da microbacia do córrego do jaboticabal: parceria projeto "reflorestando as nascentes"

Processo: 10/08023-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Teresa Cristina Tarlé Pissarra
Beneficiário:Lucas Costa Guimarães Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Nascentes   Bacia hidrográfica   Uso do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:área de preservação permanente | Bacias Hidrográficas | Nascentes | Reflorestameto | Uso e Ocupação do Solo | Áreas de Preservação Permanentes (APPs)

Resumo

A análise do uso e ocupação do solo em áreas de preservação permanente (APPs) tem sido de grande importância para auxiliar na elaboração de projetos técnicos para implantação de reflorestamentos ciliares. O objetivo principal com esse trabalho é realizar um levantamento das APPs do entorno de nascentes e as condições de uso e ocupação do solo das mesmas na microbacia hidrográfica do córrego Jaboticabal, para fins de elaboração de um programa técnico de implantação de reflorestamento para o projeto "Reflorestando as Nascentes", da Polícia Ambiental de Jaboticabal e colaboradores. Para tanto, serão levantadas e locadas todas as nascentes da microbacia, e in loco será verificado o estado do uso e ocupação. A metodologia levará em consideração técnicas de sensoriamento remoto e topografia. O levantamento topográfico das áreas será realizado com o uso de um receptor GPS (global posiotining system) com a técnica diferencial. Em seguida os dados serão processados em programas de topografia e transportados ao programa AutoCad.2008. Com a interpretação visual das imagens de satélite será gerado o mapa das áreas de nascentes e respectivos uso e ocupação. O resultado servirá de base para o projeto Reflorestando as Nascentes no intuito de verificar o local para ações de implantação de reflorestamento, visando à recomposição das áreas degradadas associado à educação ambiental para os alunos do ensino municipal e estadual do Município de Jaboticabal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)