A sedução do texto em L'empire des signes e La chambre claire, de Roland Barthes
Roland Barthes começo e fim: rumores da língua e desditos da fotografia de arte
Roland Barthes e o que se escreve antes de se começar a escrever
Processo: | 08/10038-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2009 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2009 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária |
Pesquisador responsável: | Verónica Galíndez |
Beneficiário: | Juliana Gonçalves Bratfisch |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Estilística Lógica (filosofia) Crítica literária |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Crítica Francesa | estilística | fragmento | Pós-estruturalismo | Roland Barthes | Sade | Crítica Francesa |
Resumo A pesquisa se propõe a estudar a mudança da lógica discursiva linear pela escriturado acaso, marcada pela fragmentação, na forma textual de Roland Barthes, desenvolvida a partir da leitura da obra do Marquês de Sade e exposta nos dois ensaios dedicados ao autor em Sade, Fourier, Loyola. Será feita uma releitura crítica de Justine ou Les Malheurs de la Vertu, paralelamente à leitura dos ensaios, para melhor compreensão do conteúdo presente no processo de mudança da forma discursiva em Roland Barthes. (AU) | |
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