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Valores éticos dos jovens: mundo adulto e moralidade

Processo: 07/59266-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Yves Joel Jean Marie Rodolphe de La Taille
Beneficiário:Vanessa Lopes dos Santos Passarelli
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adultos   Virtude   Moral   Jovens   Valores sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adultos | Etica | Jovens | Moral | Virtudes

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa a dar continuidade às investigações de Psicologia Moral inspiradas pela abordagem teórica da 'construção da personalidade ética'. Desta vez, daremos preferência ao levantamento de dados sobre a dimensão ética ('vida boa), na perspectiva de melhor compreender aspectos relevantes do universo de valores de jovens do Ensino Médio. Para tanto, daremos seqüência, com dados qualitativos, a una pesquisa anteriormente realizada junto a 5160 alunos do Ensino Médio da Grande São Paulo. Dois estudos compõem nosso atual projeto. No Estudo 1, procuraremos saber como os jovens julgam o valor dos adultos (como dirigem o mundo, a educação, se são sábios, éticos, etc.). Para tal, reuniremos seis grupos de seis jovens cada um (três grupos de escola pública e três de escola particular) e, após submetê-los a um pequeno questionário no qual encontram-se perguntas sobre os juízos que fazem dos adultos, dar-lhes-emos a palavra para que explicitem as razões de suas apreciações. Fazemos a hipótese de que, hoje, não valorizam e, portanto não admiram os adultos e categorizaremos os conteúdos de suas falas em argumentos favoráveis e desfavoráveis aos adultos, com os respectivos argumentos. O Estudo 2 seguirá exatamente o mesmo procedimento metodológico, notadamente com a retomada de alguns itens da pesquisa com jovens supra-citada, mas com objetivo diferente, a saber: como articulam um elemento do plano ético (sentido da vida) e a qualidade das relações sociais, notadamente do ponto de vista moral. Fazemos a hipótese de que o 'sentido da vida' encontra-se, para eles, problematizado e pobre, que vêem as relações sociais como violentas e que valorizam virtudes morais que poderiam pacificá-las. As categorias que empregaremos refletirão as referidas hipóteses. Acreditamos que tais dados apresentam grande relevância para perspectivas de educação moral e formação ética dos jovens. (AU)

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