Busca avançada
Ano de início
Entree

A humanização do cuidado na ótica da equipe da estratégia de saúde da família

Processo: 08/55576-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria José Sanches Marin
Beneficiário:Luana Vergian Storniolo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção à saúde   Saúde da família   Sistema Único de Saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrategia Da Saude Da Familia | Humanizacao | Recursos Humanos

Resumo

Atualmente vem sendo fortemente apontado que o atual modelo de atenção à saúde não tem conseguido atender às necessidades da população, uma vez que se encontra pautado numa organização fragmentada, tecnícista, com ênfase nos aspectos biológicos e curativos. Na busca de superá-lo, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem apresentado estratégias importantes, dentre as quais destaca-se a humanização da atenção à saúde como forma de possibilitar, principalmente, o acesso e a integralidade do cuidado. No entanto, a necessária transitoriedade paradigmática impõe grandes desafios levando à necessidade de compreender a visão de atores envolvidos neste processo. Assim, visando a obter dados que possam contribuir com a reflexão das condições de humanização na Estratégia da Saúde da Família (ESF), propomos para o presente estudo, analisar como os profissionais que atuam na ESF compreendem a humanização do cuidado; os fatores que a dificultam e as sugestões visando a um cuidado humanizado. Trata-se de um estudo qualitativo, que será realizado a partir de entrevistas semi-estruturadas com vinte profissionais que atuam na ESF de um município do interior paulista. A análise dos dados dar-se-á por meio da análise de conteúdo, modalidade temática proposta por Bardin. Espera-se, desta forma, subsidiar reflexões sobre a realidade e apontar possibilidades de construção de um novo modelo de atenção que seja pautado nos atuais princípios e diretrizes do SUS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANCHES MARIN, MARIA JOSE; STORNIOLO, LUANA VERGIAN; MORAVCIK, MARIA YVETTE. A humanização do cuidado na ótica das equipes da estratégia de saúde da família de um município do interior paulista, Brasil. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 4, p. 763-769, . (08/55576-6)