Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso do portfólio no curso de medicina: percepção dos estudantes

Processo: 07/56587-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Maria José Sanches Marin
Beneficiário:Thiago Barbosa Moreno
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Estudantes de medicina   Educação de graduação em medicina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Educacao | Portfolio

Resumo

Visando adequar-se à dinamicidade e complexidade do mundo moderno, a área da educação tem-se voltado para os princípios da "cultura reflexiva" como um aspecto essencial para a formação de profissionais capazes de interagir e agir criticamente frente às necessidades. Neste contexto, amplia-se espaço para o aspecto Normativo da avaliação da aprendizagem e, como seu instrumento, o portfólio reflexivo tem se destacado em várias áreas do conhecimento. Há dez anos, a Famema vem implementado mudanças curriculares que visam à articulação ensino/serviço e teoria/prática fundamentando-se nas metodologias ativas de aprendizagem e, a partir de 2003, introduziu na prática educacional o uso do portfólio reflexivo como um instrumento que propicia a reflexão das vivências e o acompanhamento da aprendizagem desenvolvida pelo estudante. Considerando que o uso do portfólio representa uma prática inovadora para o curso médico, o presente estudo propõe-se a analisar a percepção de estudantes da Famema quanto ao uso do portfólio na formação profissional. Trata-se de um estudo qualitativo que será realizado com 10 estudantes da 5ª série do Curso de Medicina da Famema, por meio da técnica de grupo focal. Os dados serão analisados seguindo-se os passos da técnica de análise de conteúdo proposto por Bardin. Espera-se que o estudo revele o significado do portfólio para os estudantes, bem como as fortalezas e fragilidades, possibilitando adequações na sua utilização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)