Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia molecular dos Anthomedusae (Cnidaria: Hydrozoa)

Processo: 06/02960-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Alvaro Esteves Migotto
Beneficiário:Alberto Lindner
Instituição-sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrozoários   DNA   Zoologia (classificação)   Evolução animal

Resumo

A classe Hydrozoa é a mais especiosa dentre os Medusozoa e inclui a maior diversidade de cnidomas e de ciclos de vida dentre os Cnidaria. No entanto, as relações filogenéticas de seus grupos são ainda pouco compreendidas, o que dificulta estudos comparativos de organismos modelo (p. ex., Hydra) e da evolução de caracteres de pólipos e medusas. A elucidação das relações filogenéticas dos grupos de Hydrozoa é também necessária para se propor uma classificação para a classe com base na relações filogenéticas de seus grupos. Este projeto visa elucidar as relações filogenéticas de um dos mais importantes grandes grupos de Hydrozoa – a ordem Anthomedusae utilizando seqüências de DNA. Seqüências de múltiplos genes serão analisadas conjuntamente com as obtidas em estudos recentes. Análises multigênicas são fundamentais para a elucidação de relações filogenéticas de difícil resolução, e vem se tornando o novo paradigma para estudos evolutivos com grandes grupos de metazoários. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, JULIA N.; NUNES, FLAVIA L. D.; ZILBERBERG, CARLA; SANCHEZ, JUAN A.; MIGOTTO, ALVARO E.; HOEKSEMA, BERT W.; SERRANO, XAYMARA M.; BAKER, ANDREW C.; LINDNER, ALBERTO. Contrasting patterns of connectivity among endemic and widespread fire coral species (Millepora spp.) in the tropical Southwestern Atlantic. CORAL REEFS, v. 36, n. 3, p. 701-716, SEP 2017. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.