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Grupo terapeutico-fonoaudiologico:um estudo sobre aspectos dialogicos da linguagem de jovens com deficiencia mental.

Processo: 04/06726-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ana Paula de Freitas
Beneficiário:Joyce Alves da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência mental   Desenvolvimento da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Mental | Desenvolvimento De Linguagem | Fonoaudiologia

Resumo

O presente projeto de pesquisa focaliza seu interesse na questão do desenvolvimento da linguagem de sujeitos com deficiência mental. A teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano proposta por Lev S. Vigostki, bem como a teoria enunciativo-discursiva, em especial, as idéias de M. Bakhtin estarão fundamentando este projeto. Este trabalho tem como objetivo analisar o grupo terapêutico-fonoaudiológico, em especial, focalizar as inter-relações existentes entre terapeuta e sujeitos, os modos de atuação destes interlocutores neste processo e verificar se o trabalho realizado em grupo possibilita o desenvolvimento da linguagem dos sujeitos. O presente estudcybuscará através de um banco de dados constituído a partir de um projeto maior, analisar o atendimento terapêutico-fonoaudiológico de um grupo de jovens com deficiência mental. Pretende-se realizar uma análise dos dados referente ao período de setembro de 2002 a junho de 2004, com o intuito de se verificar se o desenvolvimento de linguagem, em especial, as possibilidades de diálogo, ocorrem nos jovens deficientes mentais, que são atendidos no grupo. Na análise será privilegiada a questão discursiva, ou seja, aspectos relacionados à produção de sentido que ocorre na dinâmica dialógica do grupo. Pretende-se, com este trabalho, afirmar a importância das relações sociais e interações dialógicas para o desenvolvimento como um todo, em especial, para o desenvolvimento da linguagem. (AU)

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