Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da capacidade do processo de adsorção em carvão ativado em pó em operação conjunta com o processo de coagulação na remoção de compostos orgânicos causadores de gosto e odor: águas de abastecimento

Processo: 03/00536-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Sidney Seckler Ferreira Filho
Beneficiário:Margarida Marchetto
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de água   Coagulação   Adsorção (tratamento de água)

Resumo

O processo de adsorção em carvão ativado em pó (CAP) tem sido largamente empregado no tratamento de águas de abastecimento, especialmente no controle de gosto e odor. No entanto, em função da concepção das estações de tratamento de água, nem sempre a utilização de CAP é efetuada de modo otimizado, o que traz como conseqüências custos financeiros desnecessários. Em função do exposto, serão conduzidos ensaios experimentais em escala de laboratório, empregando-se água bruta proveniente do sistema produtor do Rio Grande, por ser este um sistema de abastecimento público complexo e, por apresentar altas concentrações de MIB, que causam gosto e odor à água. A pesquisa tem por objetivo verificar a interferência do coagulante na eficiência de adsorção em CAP do composto MIB. Serão executados ensaios cinéticos em "jar-test", variando-se as dosagens e a aplicação de carvão ativado em pó junto com o coagulante, assim também como serão investigados vários tempos de contato, com a finalidade de avaliar os aspectos cinéticos do processo de adsorção. Os resultados experimentais a serem obtidos deverão fornecer subsídios a fim de que seja possível avaliar qual o grau de interferência do processo de coagulação no processo de adsorção e as alternativas passíveis para a sua minimização. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIDNEY SECKLER, FERREIRA FILHO; MARGARIDA, MARCHETTO; ROSEMEIRE, ALVES LAGANARO. Interference of iron as a coagulant on MIB removal by powdered activated carbon adsorption for low turbidity waters. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCES-CHINA, v. 25, n. 8, p. 1575-1582, AUG 1 2013. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.