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Conselho tutelar: um novo instrumento social contra o fracasso escolar?

Processo: 98/11103-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1998
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Maria Carolina Yazbek Goncalves da Silva
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolarização   Conselho tutelar   Psicologia escolar   Fracasso escolar   Direitos da criança e do adolescente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conselho Tutelar | Direitos Da Crianca | Ensino Publico Fundamental | Escolarizacao | Fracasso Escolar | Psicologia Escolar

Resumo

Esta pesquisa pretende mapear as queixas recebidas pelo conselho tutelar, a fim de verificar como a escola comparece no conjunto de queixas. Além disso, observar como o conselho tutelar responde e atua frente a essas queixas. Adotar-se-á como metodologia a observação antropológica. Serão realizadas entrevistas com os conselheiros, análise dos arquivos do conselho tutelar e observação participante. A pesquisa será realizada no conselho tutelar da região do Butantã. (AU)

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