Busca avançada
Ano de início
Entree

Revertendo o fracasso escolar: o caso de uma classe de aceleracao bem sucedida.

Processo: 97/06567-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Lygia de Sousa Viégas
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto-Estima Abalada | Classe De Aceleracao | Credibilidade | Fracassi Escolar | Multirepetencia

Resumo

Este projeto tem como objetivo analisar os aspectos que envolvem a prática docente em uma classe de aceleração bem-sucedida de uma escola pública estadual de primeiro grau. As hipóteses desta pesquisa são: a) a crença da professora na capacidade de aprendizagem de seus alunos determina o sucesso da sala de aula; b) o estabelecimento e a natureza dos acordos entre professor e alunos é a estratégia fundamental para atingir o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A pesquisa adotará metodologia de observação antropológica. Os dados serão analisados quantitativamente, obtendo um perfil da sala de aula e qualitativamente, descrevendo-se os aspectos da relação pedagógica que produzem o sucesso no aprendizado destes alunos estigmatizados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)