Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a demanda por qualidade dos importadores de carne bovina do Brasil

Processo: 05/03499-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Sílvia Helena Galvão de Miranda
Beneficiário:Thais Menezes Zimbres
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Exportação   Demanda de alimentos   Carne bovina   Qualidade da carne   Bovinos de corte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carne Bovina | Cluster | Demanda | Exportacao | Qualidade | Comércio internacional

Resumo

O aumento e a sofisticação das demandas dos consumidores, sobretudo em países desenvolvidos, são novos desafios apresentados ao comércio internacional de alimentos. À medida que ocorrem alterações de hábitos, gostos e preferências, os consumidores aumentam suas exigências e o conceito de qualidade ganha mais importância. As recentes crises sanitárias ocorridas nos Estados Unidos e na União Europeia, além da busca dos consumidores por hábitos de vida mais saudáveis, também constituem fatores relevantes na crescente importância atribuída aos aspectos relacionados à qualidade do alimento. Tendo em vista a satisfação das necessidades e dos desejos dos consumidores, o próprio conceito de qualidade sofreu modificações ao longo do tempo, se distanciando da ideia de perfeição técnica e se aproximando cada vez mais da satisfação das preferências dos consumidores. A importância atribuída à qualidade vem de encontro às novas exigências dos consumidores, sinalizando ao setor privado ações estratégicas para a conquista de novos compradores e para a manutenção da satisfação dos consumidores. Para o governo, sinaliza a necessidade de regulamentos que garantam condições de segurança e de sinalização adequada ao setor privado. Esta pesquisa objetiva identificar e comparar os atributos de qualidade considerados relevantes para os principais mercados consumidores internacionais da carne bovina brasileira, bem como os atributos que os frigoríficos brasileiros exportadores consideram importantes para atender a tais clientes. Também será possível identificar as diferenças que existem nos requisitos de qualidade entre os diferentes mercados compradores e no conceito de qualidade percebido entre os próprios frigoríficos brasileiros. Para tanto, será utilizado o referencial teórico do comportamento do consumidor, com enfoque na demanda do consumidor por atributos de qualidade, no que tange ao arcabouço teórico explicativo das mudanças do mercado consumidor e sua incorporação dos conceitos de qualidade. Do ponto de vista analítico, serão levantados dados primários por meio de questionários elaborados com base em conhecimentos já sistematizados em estudos de Marketing e para sua análise será adotada a técnica de Análise de Clusters. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)