Busca avançada
Ano de início
Entree

Interesses e crenças dos sujeitos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de inglês na escola pública

Processo: 05/00150-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Eliane Hercules Augusto-Navarro
Beneficiário:Patrícia de Oliveira Lucas
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino de língua estrangeira   Língua inglesa   Ensino público   Escola pública   Ensino médio   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes E Ensino | Aprendizagem De Le | Ingles Instrumental | Ingles Na Escola Publica | Ensino Aprendizagem de Língua Estrangeira

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar os resultados da adoção de uma metodologia instrumental que segue a abordagem comunicativa na disciplina língua inglesa no ensino médio da escola pública. Através do contato com professores de inglês da escola pública que têm feito cursos de extensão (formação continuada) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fomos informados de que nas escolas públicas da região central do estado de São Paulo os professores não recebem qualquer material didático para trabalhar na disciplina língua inglesa. Observamos através de entrevistas com esses professores que em sua formação não receberam qualquer orientação sobre o desenvolvimento de seu próprio material didático. Desenvolvemos, então, um material que julgamos apropriado aos alunos do ensino médio de escolas pública de nossa região, mediante pesquisa junto a alunos e análise de seus interesses e necessidades. Ofertamos um curso de extensão a 20 professores dessa região e, embora segundo esse público, o material proposto tenha sido aplicado com sucesso nas salas de aula em que os referidos professores trabalhavam, ao apresentarmos trabalhos sobre essa experiência em congressos, professores de inglês da rede pública sempre nos questionam a possibilidade de se usar esse material com todas as dificuldades físicas e humanas das escolas em que atuam. Desse modo, pretendemos a partir deste projeto investigar o uso do material que desenvolvemos dentro da escola pública, em contato direto com seus alunos, a fim de verificar o potencial e as restrições de uso do mesmo e de propor eventuais adaptações que se façam necessárias. O objetivo maior é o de oferecer a professores de inglês da rede pública de ensino um material condizente com sua realidade e que possa ir ao encontro das aspirações de seu público-alvo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)