Busca avançada
Ano de início
Entree

Funções comunicativas expressas por crianças autistas: o uso de procedimentos específicos para eliciá-las no contexto de terapia de linguagem

Processo: 98/14596-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1999
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Cecilia Holtz de Camargo Barros
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação verbal   Comunicação humana   Transtorno autístico   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo Infantil | Fonoaudiologia | Funcoes Comunicativas | Terapia De Linguagem

Resumo

As alterações de linguagem estão presentes em praticamente todas as descrições de autismo infantil. As perspectivas funcionais de comunicação permitem a abordagem do foco central dessas alterações, ou seja, o uso de linguagem com funções comunicativas. Esses dados são fundamentais para a prática clínica em terapia de linguagem com crianças autistas. A determinação de procedimentos de investigação da comunicação dessas crianças representa uma lacuna nos estudos na área. A proposta deste estudo envolve a utilização de procedimentos específicos para eliciar o uso de diferentes funções comunicativas por crianças autistas no contexto de sessões regulares de terapia de linguagem, a fim de verificar a possibilidade de uso desses procedimentos na investigação das habilidades comunicativas dessas crianças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)