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Investigação do desempenho sócio-cognitivo durante a terapia fonoaudiológica de crianças autistas: o uso de procedimentos específicos

Processo: 98/14452-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Silvia Leticia Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação humana   Linguagem   Transtorno autístico   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo Infantil | Fonaudiologia | Funcao Comunicativa | Socio-Cognitivismo | Terapia De Linguagem

Resumo

As alterações de linguagem estão presentes em praticamente todas as descrições de autismo infantil. As perspectivas funcionais de comunicação permitem a abordagem do foco central dessas alterações, ou seja, o uso da linguagem com funções comunicativas. Esses dados são fundamentais para a prática clínica em terapia de linguagem, mas exigem também considerar a relação entre a linguagem e o desempenho sócio-cognitivo. A determinação de procedimentos de investigação do desempenho sócio-cognitivo dessas crianças representa uma lacuna na área. A proposta desse estudo envolve a utilização de procedimentos específicos para eliciar o uso de diferentes funções comunicativas por crianças autistas no contexto de terapia de linguagem, a fim de verificar a possibilidade de uso desses procedimentos na investigação do desempenho sócio-cognitivo dessas crianças. (AU)

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