Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da dinamica das ejecoes solares desde sua genese no sol ate sua chegada na terra, para aplicacao em clima espacial.

Processo: 02/14150-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Walter Demetrio Gonzalez Alarcon
Beneficiário:Alisson Dal Lago
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):03/11195-5 - Adendo ao projeto: estudo da dinâmica das ejeções solares desde sua gênese no sol até sua chegada na terra pra aplicação em clima espacial, AP.PRIM
Assunto(s):Raios cósmicos   Clima espacial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clima Espacial | Nuvem Magnetica | Raios Cosmicos | Tempestades De Massa Coronal

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar a dinâmica das ejeções de massa coronal solares, no Sol, durante sua propagação no meio interplanetário, e nas vizinhanças da Terra, através de observações combinadas de diversos instrumentos, tanto de superfície, quanto espaciais. Nas proximidades do Sol, pretende-se analisar observações dos instrumentos LASCO C2 e C3, e do instrumento EIT, todos a bordo do satélite SOHO, combinadas com observações do coronógrafo de superfície MIC A, instalado em San Juan, Argentina, os quais, juntos, possibilitam o acompanhamento da dinâmica destas ejeções solares, desde distâncias de 1.05 até 32 raios solares. Pretende-se medir a velocidade de expansão de todas as ejeções de massa coronal tipo "halo" (direcionadas para a Terra) e relacioná-las a distúrbios interplanetários observados nas vizinhanças da Terra (ondas de choque, nuvens magnéticas, entre outras), estendendo um estudo já feito anteriormente de 1997 a abril de 2001, a fim de melhorar um modelo de previsão de chegada de distúrbios solares na Terra a partir de observações solares. Pretende-se analisar a viabilidade da utilização de novos dados de detectores de superfície de partículas sub-produto de raios cósmicos (muons), de uma rede de detectores da qual o Brasil faz parte agora, os quais dão informação de sensoriamento remoto acerca da aproximação de uma ejeção solar em um ponto entre o Sol e o ponto Lagrangeano LI (Terra), a aproximadamente 0.2 UA da Terra (0.8 UA do Sol). Este tipo de informação aprimorará muito nossa capacidade de previsão de ocorrência de Tempestades Geomagnéticas, as quais podem causar distúrbios em equipamentos tanto em satélites quanto na superfície. Este projeto, portanto, é um estudo da dinâmica das ejeções solares, desde sua origem até sua chegada na Terra, com o objetivo de aplicar este conhecimento na melhoria do entendimento de da previsão da ocorrência de Tempestades Geomagnéticas, um tema central no estudo da variabilidade do Clima Espacial, que é o objeto de estudo da linha de pesquisa Magnetosfera/Heliosfera do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE em São José dos Campos - SP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAL LAGO‚ A.; VIEIRA‚ LEA; ECHER‚ E.; GONZALEZ‚ WD; DE GONZALEZ‚ A.L.C.; GUARNIERI‚ FL; SCHUCH‚ NJ; SCHWENN‚ R.. Comparison between halo CME expansion speeds observed on the Sun‚ the related shock transit speeds to Earth and corresponding ejecta speeds at 1 AU. SOLAR PHYSICS, v. 222, n. 2, p. 323-328, . (02/14150-0, 02/12723-2)