Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da inibicao das oxido nitrico sintases na expressao das moleculas de adesao e na secrecao de citocinas em camundongos alergicos.

Processo: 05/59597-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia
Pesquisador responsável:Heloisa Helena de Araujo Ferreira
Beneficiário:Cíntia Ferreira da Silva
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Moléculas de adesão celular   Eosinófilos   Citocinas   Óxido nítrico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alergia Respiratoria | Citocinas | Eosinofilo | Moleculas De Adesao | Oxido Nitrico

Resumo

O óxido nítrico (NO), mediador de grande importância nas doenças alérgicas das vias respiratórias, é sintetizado a partir da L-arginina pela família de enzimas óxido nítrico sintases (NOS) constitutivas, neuronal (bNOS) e endotelial (eNOS), e induzível (iNOS). A influência do NO na expressão das moléculas de adesão e na secreção de citocinas envolvidas na migração de eosinófilos não está totalmente esclarecido. Utilizando modelo de ratos alérgicos com bloqueio da síntese de NO, pelo tratamento com L-NAME, demonstramos recentemente que a redução do infiltrado eosinofílico no pulmão de ratos é decorrente do retardamento do efluxo dos eosinófilos da medula óssea para o sangue e pulmões, possivelmente pela modulação da integrina (VLA-4). Em outro estudo, verificamos ausência de expressão da iNOS e eNOS nos eosinófilos de pacientes com rinite alérgica, sugerindo que o NO nestas células seja produzido pela bNOS. O presente estudo tem como objetivo pesquisar a influência das NOS constitutivas e induzível na expressão de moléculas de adesão nos eosinófilos e na secreção de citocinas. Serão utilizados camundongos tratados com inibidores seletivos para iNOS, o 1400 W, sensibilizados e desafiados com OVA. A expressão/função das moléculas de adesão VLA-4, Mac-1 ou LFA-1 nos eosinófilo obtidos dos camundongos será verificada por experimentos de adesão in vitro e por citometria de fluxo. Os níveis de citocinas e de nitrito serão verificados no lavado broncoalveolar e no pulmão dos camundongos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)