Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao da sorologia com a reacao da cadeia da polimerase (pcr) e teste de avidez de anticorpos em amostra de sangue de gestantes ig-m positivas para toxoplasmose.

Processo: 99/04834-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1999
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2000
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ricardo Barini
Beneficiário:Marianna Mellone de Camargo
Instituição Sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Toxoplasmose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avidez De Anticorpo | Gestacao | Infeccao Congenita | Toxoplasmose

Resumo

Gestantes são tríadas no pré-natal para detecção de infecções que possam acometer o feto. Na toxoplasmose sabe-se que a transmissão vertical ocorre na fase aguda da doença materna, assim as soropositivas IG-M iniciam protocolo que perdura por todo período gestacional, incluindo: antibioticoterapia (tratamento caro e com muitos efeitos colaterais), âmnio e cordocenteses, além de preocupação da paciente e do médico. Acreditamos, pois, que a maioria das pacientes soropositivas tem, na verdade, um resultado falso positivo, devido à alta sensibilidade do exame Elisa, usado na triagem. Propomos neste trabalho a utilização de outros métodos diagnósticos, como a PCR (reação em cadeia da polímeras) e o teste de avidez de anticorpos e a repetição do Elisa em sangue materno, comparando com o resultado da sorologia inicial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)