Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e implantação do rtk em rede para posicionamento geodésico no estado de são paulo

Processo: 08/06499-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Joao Francisco Galera Monico
Beneficiário:Daniele Barroca Marra Alves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Posicionamento geodésico   Sistemas de navegação global por satélite

Resumo

O RTK (Real Time Kinematic) em rede é um método de posicionamento que tem sido amplamente utilizado em diversos países. Suas aplicações são inúmeras: agricultura de precisão, locação, controle de frotas, Geodésia, mapeamento, Georreferenciamento de informações espaciais, etc. No entanto, o sucesso do mesmo depende das condições locais, em especial a atmosfera. No Brasil, onde as condições atmosféricas são bastante adversas a esse propóstio, os dados primários para o desenvolvimento de um projeto dessa natureza já se encontram disponíveis, parte deles em tempo real. Esses últimos se inserem numa rede GNSS ativa regional, em operação no oeste do Estado de São Paulo, conjuntamente com algumas estações de referência da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo), que hoje se encontra integrada com a rede de bases comunitárias do INCRA (RIBAC). No que concerne aos sistemas computacionais necessários para tornar essa metodologia uma realidade, tem-se disponível um sistema que realiza o RTK em rede pós-processado, desenvolvido recentemente no projeto de Doutorado da proponente desse projeto (processo FAPESP: 03/12771-0). Esse sistema deverá sofrer algumas atualizações, adequações, modificações e testado para permitir que o processamento dos dados seja realizado em tempo real, com transmissão dos dados via Internet, bem como para que o conceito de pós-processamento possa se tornar operacional. Assim, o objetivo principal desse projeto é o desenvolvimento do RTK em Rede no contexto de uma infra-estrutura tecnológica moderna, de modo a torná-lo operacional para os usuários de posicionamento geodésico, contribuindo, portanto, com o desenvolvimento e inovação científica e tecnológica nacional. Investigações relacionadas com os modelos atmosféricos (troposfera e ionosfera) farão parte do projeto, visando disponibilizar um produto consonante com a realidade da região.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARRA ALVES, DANIELE BARROCA; GALERA MONICO, JOAO FRANCISCO. GPS/VRS positioning using atmospheric modeling. GPS SOLUTIONS, v. 15, n. 3, p. 253-261, JUL 2011. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.