Busca avançada
Ano de início
Entree

Logica fuzzy e modelos híbridos em epidemiologia

Processo: 01/00987-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Eduardo Massad
Beneficiário:Neli Regina Siqueira Ortega
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lógica fuzzy   Neuro-fuzzy
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidemiologia | Logica Fuzzy | Neuro-Fuzzy

Resumo

O objetivo do projeto é desenvolver modelos lingüísticos fuzzy em epidemiologia, com ênfase em fuzzy clustering e modelos híbridos: lógica fuzzy, algoritmo genético e neuro-fuzzy. Os sistemas híbridos nos possibilitam elaborar modelos mais complexos, permitindo a união do conhecimento do especialista com um conjunto de dados, envolvidos em técnicas de otimização. O algoritmo genético, as redes neurais e o agrupamento nebuloso podem nos ajudar a extrair as informações epidemiológicas necessárias a partir do conhecimento heurístico do especialista, bem como de dados experimentais/simulados, nos ajudando a elaborar conjuntos fuzzy (antecedentes e conseqüentes) bem como o conjunto de regras que melhor possam descrever o sistema. Pretendo também estudar modelos epidemiológicos dinâmicos, tanto com a abordagem lingüística quanto com o fuzzy clustering. O desenvolvimento de modelos fuzzy estáticos 'puramente' lingüísticos, também nos oferece possibilidades de trabalhos que, apesar de serem razoavelmente simples, proporcionam resultados significativos e de interesse dos profissionais de saúde. Darei prosseguimento a alguns projetos desse tipo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZ FERNANDO C NASCIMENTO; NELI REGINA S ORTEGA. Modelo lingüístico fuzzy para estimação do risco de morte neonatal. Revista de Saúde Pública, v. 36, n. 6, p. 686-692, . (01/00987-2)