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Eficacia terapeutica do programa da remediacao fonologica em crianca com dislexia do desenvolvimento.

Processo: 07/51842-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Kelssy Hitomi dos Santos Kawata
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Dislexia Do Desenvolvimento | Eficacia Terapeutica | Habilidade Fonologica | Leitura | Programas De Remediacao

Resumo

Este estudo tem por objetivo geral verificar a eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica, programa de leitura e programa de remediação fonológica e leitura em crianças com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. Participarão deste estudo 40 crianças de 2ª a 4ª séries de ensino básico do município de Marília-SP, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 a 12 anos de idade sendo distribuídos nos seguintes grupos: GI: composto por 20 crianças com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento que serão submetidas a um programa de remediação fonológica, GII: composto por 20 crianças sem dificuldades de aprendizagem da rede municipal de ensino público, pareados segundo gênero, faixa etária e escolaridade com as crianças do GI que não serão submetidas ao programa de remediação. Neste estudo será realizada a adaptação da pesquisa sobre remediação fonológica desenvolvida por HATCHER, HULME, ELLIS (1994). Em situação de pré e pós-testagem todos os sujeitos deste estudo serão submetidos à aplicação do Teste Internacional de Dislexia (IDT) nas versões coletivo e individual seguido de leitura oral e compreensão de textos. Os resultados serão analisados estatisticamente com o objetivo de verificar possíveis diferenças entre os dois momentos, pré e pós-testagem, considerados na avaliação de cada grupo. (AU)

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