Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atenção, da consciência fonológica e da leitura e escrita em escolares com deficiência mental

Processo: 05/50277-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Michela Cristina de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Consciência fonológica   Escrita   Leitura   Retardo mental   Atenção (processos psicológicos)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atencao | Consciencia Fonologica | Escrita | Leitura | Retardo Mental

Resumo

Este estudo tem por objetivos avaliar e comparar a capacidade de nomeação seriada rápida, a consciência de fonemas e a habilidade de leitura e escrita em escolares bons leitores e com deficiência mental leve e moderada. Participarão deste estudo 20 escolares da 1ª a 4ª séries de ensino público municipal da cidade de Marília - SP, divididos em GI, composto por 10 escolares com deficiência mental leve e moderada, de ambos os sexos, na faixa etária de 9 a 12 anos de idade e GII, composto por 10 escolares com bom desempenho escolar, pareados segundo sexo e faixa etária com o sujeito do grupo I (GI). Antes do início da coleta de dados os pais ou responsáveis pelos escolares deverão assinar o Termo de Consentimento Pós-informado para autorização da aplicação dos procedimentos compreendidos neste estudo. Serão utilizados como procedimentos de avaliação, a Prova de Consciência Fonológica; a Prova de Leitura e Escrita; o Teste de Nomeação Automatizada Rápida e o Roteiro de Investigação da Atenção. Os resultados serão analisados por meio de análise estatística visando comparar e correlacionar o tempo de atenção, a nomeação seriada rápida, a consciência de fonemas e a habilidade de leitura e escrita de escolares com deficiência mental leve e moderada com os achados de escolares com bom desempenho escolar. Para a análise serão utilizados o Teste T de Student e Análise de Variância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GISELI DONADON GERMANO; FÁBIO HENRIQUE PINHEIRO; NIURA APARECIDA DE MOURA RIBEIRO PADULA; MARIA DALVA LORENCETTI; SIMONE APARECIDA CAPELLINI. Desempenho em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmico. Revista CEFAC, v. 14, n. 5, p. 799-807, . (05/50277-2)