Busca avançada
Ano de início
Entree

Constituicao do professor na perspectiva historico-cultural: do pensamento as acoes.

Processo: 03/04293-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Ricardo Miranda Portugal de Barros
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crencas Docentes | Formacao De Professores | Pensamento Do Professor | Psicologia Educacional

Resumo

Os processos psicológicos superiores sofrem mudanças qualitativas durante seu desenvolvimento. Essas mudanças dependem da interação com o meio e da inter-relação entre as funções superiores. Isso significa, por um lado, que não é possível chegar a uma forma estrutural cognitiva acabada da mente; e por outro lado, que as funções superiores não podem ser invariavelmente determinadas, uma vez que a cultura na qual se insere o indivíduo é fundamental para que elas se constituam. Partindo deste cenário teórico, este estudo objetiva identificar, descrever e analisar as bases dos processos psicológicos superiores e suas relações com o pensamento docente, bem como as relações entre pensamento e ações do professor a partir da teoria histórico-cultural. Mais especificamente, buscar-se-á compreender: o pensamento enquanto atividade psicológica superior; o conceito de atividade na teoria histórico-cultural; bem como o que a teoria produziu sobre formação de professores. Este estudo será realizado a partir da produção científica e os dados coletados serão submetidos à Análise de Conteúdo, o que poderá contribuir para o delineamento da concepção de crenças docentes baseadas nas contribuições da ciência psicológica à formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)