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Parceria universidade-escola e psicologia: o que pensam os professores-pesquisadores.

Processo: 07/59383-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Patrícia Fernandes da Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao De Professores | Parceria Universidade-Escola | Psicologia E Educacao | Reflexividade Docente

Resumo

No ano de 2003, iniciou-se um trabalho desenvolvido junto a uma escola municipal da periferia de Campinas. Este trabalho de parceria entre universidade e escola públicas se deu, primeiramente, com o propósito de se reconhecer os problemas, as necessidades e os dilemas oriundos da realidade escolar, bem como proporciona? as fundamentações teóricas que trouxessem subsídios para a tomada de decisões na busca coletiva de superação dos conflitos cotidianos. Isto foi pautado no que é chamado atualmente de reflexividade docente. A parceria entre universidade-escola insere-se em um modelo alternativo de pesquisa educacional, nomeado de pesquisa-ação. Com o propósito de desfazer a barreira existente entre pesquisadores acadêmicos e professores com relação à produção de conhecimentos na escola, esta nova tendência contribui para a participação ativa dos profissionais de ensino em todos os passos da pesquisa. Assim, tanto acadêmicos quanto professores intervém em uma mesma situação, que fora considerada insatisfatória por eles, e sobre a qual se debruçam, buscando soluções e mudanças. Neste contexto, a Psicologia pode ser uma ciência que ajude a promover um melhor entendimento sobre o fenômeno educativo por parte dos agentes escolares, e conseqüentemente, contribuir para sua atuação mais intencional. O estudo ora apresentado tem como objetivo analisar e descrever a parceria estabelecida entre universidade e escola públicas, bem como a contribuição da Psicologia para a constituição desta parceria, na visão dos professores-pesquisadores participantes. A coleta de dados será realizada em 3 etapas: uma entrevista semi-estruturada; análise da produção escrita de 10 professores participantes da parceria entre universidade-escola, nós anos de 2005,2006 e 2007; e entrevistas recorrentes, buscando conhecer e construir conhecimento sobre o fenômeno pesquisado, ocorrendo a interação entre pesquisador e participante até que as possibilidades de contribuição a este fenômeno se encontrem diminuídas. Para analisar os dados, será empregado o paradigma indiciário, possibilitando remontar informações significativas que possibilitem construir uma realidade complexa, formulando assim, hipóteses explicativas desta. (AU)

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